Muitos jardineiros sabem como é gratificante cultivar e colher tomates. Mas é igualmente frustrante ver seu trabalho árduo ir por água abaixo por causa de insetos se alimentando de seus frutos. Qualquer pessoa com experiência no cultivo desta amada planta comestível dirá que ela vem com muitas pragas de jardim comuns.
A boa notícia é que, em muitos casos, você pode prevenir ou tratar essas pragas antes que elas se tornem um problema. Aqui, reunimos as pragas de tomate mais comuns e contamos com a ajuda de uma mestre jardineira certificada para compartilhar suas dicas sobre como preveni-las e tratá-las.
Conteúdo
ToggleEscaravelhos da Batata do Colorado
O escaravelho da batata do Colorado (Leptinotarsa decemlineata) é uma praga da batata em toda a América do Norte, mas também se alimenta de outras culturas, incluindo tomates. Eles aparecem em plantas jovens de tomate na primavera. “Eles começam com pequenos buracos e podem remover todo o tecido da folha se forem deixados sozinhos”, diz Mary Jane Duford, mestre jardineira certificada da Home for the Harvest. Eles também podem se alimentar de pimentões, berinjelas e ervas daninhas da família das solanáceas.
- Prevenção: Para prevenir infestações, remova as ervas daninhas da família das solanáceas do seu jardim, pois elas podem atrair os escaravelhos da batata do Colorado. Plante endro, alissum e milefólio para atrair insetos benéficos que se alimentam de insetos prejudiciais.
- Tratamento: Uma vez que seus tomates estejam infestados com esses besouros, você tem apenas algumas opções: pegar besouros, larvas e ovos à mão e jogá-los em água com sabão para matá-los. Você também pode limpar a folhagem com sprays de sabão inseticida. “Parar esta primeira geração cedo pode reduzir futuros surtos”, diz Duford.
Pulgões
Os pulgões se alimentam de plantas de tomate sugando a seiva das folhas e caules, fazendo com que as folhas se enrolem, fiquem amarelas ou parem de crescer.
- Prevenção: Evite que os pulgões ataquem seus tomates introduzindo joaninhas e crisopídeos em seu jardim, pois esses insetos comem pulgões.
- Tratamento: Pulverize suas plantas de tomate com um jato forte de água alguns dias seguidos para desalojar os insetos, diz Duford. “Se as populações permanecerem, pulverize a planta com sabão inseticida ou óleo de neem.” Remova os caules que estão fortemente infestados.
Lesmas e Caracóis
Lesmas e caracóis se alimentam à noite em áreas úmidas de sua planta de tomate, mastigando buracos nas folhas e frutos. Ambos também deixam rastros de limo brilhantes em suas plantas. Felizmente, o tratamento para lesmas e caracóis é o mesmo, diz Duford.
- Prevenção: Evite caracóis e lesmas regando suas plantas pela manhã para que o solo seque antes do anoitecer. Dessa forma, essas pragas terão menos probabilidade de se aventurar em seu jardim à noite. “Além disso, afaste a cobertura morta dos caules das plantas para reduzir o abrigo para essas pragas”, diz Duford.
- Tratamento: Duford recomenda remover caracóis e lesmas de suas plantas de tomate à noite, que é quando eles tendem a causar danos. “Você pode até colocar tábuas úmidas ou papelão no chão próximo para atraí-los e, em seguida, coletar e descartar estes todas as manhãs”, diz ela.
Escaravelhos Pulga
Os escaravelhos pulga adultos mastigam pequenos buracos redondos nas folhas de tomate, dando-lhes uma aparência rendada. Enquanto isso, as larvas vivem no subsolo e se alimentam das raízes do tomate. “As mudas de tomate correm mais risco de danos causados por besouros pulga”, diz Duford. “Enquanto plantas maiores podem sobreviver à alimentação leve.”
- Prevenção: Para prevenir infestações de besouros pulga, remova batatas e ervas daninhas da família das solanáceas do seu jardim para diminuir o número de besouros e minimizar a atração de novas populações. “Além disso, faça a rotação de suas culturas, especialmente plantas da família do tomate ou da batata.” Além disso, cobrir o solo com cobertura morta ajudará a impedir que os besouros alcancem suas plantas.
- Tratamento: Se os escaravelhos pulga infestaram suas plantas de tomate, usar um pesticida pode ser o melhor curso de ação. Use um produto projetado para tratar apenas esta praga. Além disso, verifique quantos dias você precisa esperar para colher sua colheita após a aplicação do pesticida.
Moscas Brancas
As moscas brancas vivem na parte inferior das folhas das plantas e sugam os sucos. Felizmente, elas são mais comuns em estufas ou instalações internas. Ainda assim, elas podem prejudicar gravemente suas plantas de tomate, diz Duford.
- Prevenção: Espaçe as plantas para melhorar o fluxo de ar, removendo quaisquer pontos quentes onde os insetos se acumularão. “Evite a fertilização excessiva, o que pode criar um crescimento fraco e tenro que atrai essas pragas.”
- Tratamento: Lave as plantas com água e pulverize-as com sabão inseticida se ocorrer uma infestação de moscas brancas. Aplique o sabão com a frequência indicada no rótulo.
Lagartas do Tomate
As lagartas do tomate são grandes lagartas verdes que crescem até 10 centímetros de comprimento. Elas têm marcas brancas em forma de V e um chifre preto pontudo – daí o nome. As lagartas do tomate mastigam buracos nas folhas e frutos do tomate e podem remover a maior parte da folhagem da planta em pouco tempo, diz Duford.
- Prevenção: Cultive plantas companheiras repelentes de pragas com tomates para evitar as lagartas do tomate, diz Duford. Are a terra do seu jardim no outono ou na primavera para matar as pupas que passam o inverno, acrescenta ela.
- Tratamento: Verifique suas plantas de tomate com frequência durante o verão, quando essas pragas estão à procura de uma refeição. “Remova as lagartas à mão e destrua-as ou realoque-as para longe do seu jardim”, diz Duford.
Com informações da marthastewart
Saiba: 10 passos para o controle de Pragas e Doenças em plantas